Acesse nosso curso Gratuitamente

Acesse nosso curso Gratuitamente

Vencendo a Procrastinação

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Vamos falar um pouco sobre estratégia e sua importância?

Vamos falar um pouco sobre estratégia e sua importância?

Nos dias de hoje muito se tem falado e escrito sobre planejamento estratégico e estratégia, mas porque ela é tão importante? A palavra estratégia vem do grego “strategos” a arte do general.

Por isso vamos falar da estratégia e sua importância.

Uma estratégia é o plano que se traça para sair de onde se está, até onde se quer chegar. Portanto é importante saber onde se está e onde se quer chegar para poder traçar o caminho. Certamente você já deve conhecer o famoso diálogo entre Alice e o gato de Cheshire na história de “Alice no país das maravilhas”:

“O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?”, pergunta Alice.

“Isso depende muito de onde você quer ir”, responde o Gato, sentado sobre o galho de uma árvore, com seu enigmático sorriso de orelha a orelha.

“Não me importa muito para onde…”, diz Alice.

E o gato sentencia: “Então, não importa o caminho que você escolher”.

Portanto é impossível traçar uma estratégia se não se tem clareza de onde se quer chegar.

 

estratégia e sua importância

Estratégias são o como…

Tanto pessoas, quanto organizações tendem a repetir padrões. Para que uma estratégia seja bem-sucedida é preciso ter clareza do que se quer alcançar. Porém não só isso, é preciso planejar o que precisa ser feito e o que precisa ser mudado no que se faz.

De forma simplificada, podemos destacar algumas questões:

É preciso ter clareza do que se quer alcançar – o objetivo

A estratégia precisa ser flexível e permitir mudanças, pois mais importante que a estratégia estabelecida em si é o alcance do objetivo

O planejamento é o processo de elaboração da estratégia.

Tendo isso em mente é fácil perceber que a estratégia tem um compromisso com a ação, mas não qualquer ação. Neste caso estamos falando de ações estratégicas, ações que podem mudar o rumo de uma situação, de uma organização ou de uma vida.

 

Pontos fundamentais na elaboração de uma estratégia.

 

Há muitas maneiras para se estabelecer uma boa estratégia, mas existem alguns pontos em comum apontados pelos autores em geral. A estratégia seja pessoal ou de uma organização deve focar nos pontos fortes e não nos pontos fracos.

Temos a tendência de apontar e focar nos pontos fracos e apontar nas estratégias formas de melhorá-los, porém, muitas vezes, há pontos fracos que não interferem no alcance do resultado e melhores resultados poderiam ser alcançados a partir do fortalecimento dos pontos fortes.

Além disso uma estratégia deve apontar quais evidências e indicadores servirão de feedback para a avaliação dos resultados e do desempenho das ações.

Ter visão sistêmica é fundamental para sua construção (mais a frente abordaremos esse assunto), porém de nada servirá uma estratégia que não aponte para as ações e que não permita mudanças e melhorias no percurso.

Assim, sua estratégia será criada a partir de um planejamento que considere:

• recursos;
• ações;
• metas e;
• os objetivos necessários para alcançar os resultados desejados.

Sobre ações, metas e resultados assista:

 

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *