Afinação, um momento necessário

Afinação, um momento necessário

Olá, espero que todos estejam bem.

Você já percebeu como nos últimos anos temos vivido tempos frenéticos? Tudo é muito veloz, exigem de nós e nós nos exigimos e exigimos dos outros, velocidade nas respostas, nas ações. Muitas vezes nem nos damos conta do quanto nos desalinhamos daquilo que um dia pensamos ser nossos objetivos.

No entanto, pequenas atitudes e um pouco de atenção são suficientes para que retomemos o caminho correto e alcancemos tranquilidade e qualidade de vida.

Esclareço que quando falo de objetivos, me refiro não só ao que queremos ter, mas principalmente a quem queremos ser.

Nas últimas semanas estive ausente das redes sociais, pois estava me dedicando ao cuidado de minha saúde. Estou bem, mas tive que parar um pouco para descansar e permitir que o tratamento a que estou me submetendo fizesse seu efeito.

Aproveitei o tempo de molho para refletir e pensar um pouco sobre meus planos e os caminhos que tenho trilhado. Penso que é importante termos planos, objetivos, e de vez em quando darmos uma parada para revisitá-los e assim podermos reorganizar nossas ações.

Tenho a tendência de me dedicar intensamente aos projetos em que me envolvo e por vezes isso pode causa certo desiquilíbrio. Levei tempo para aprender a equilibrar as coisas, e ainda que mantendo a intensidade, dosar minhas ações para atender à diversos aspectos de minha vida.

Apesar de ter aproveitado o momento que vivia em relação a minha saúde para realizar essa parada, tenho nos últimos anos guardado sempre um momento para realizar esse alinhamento interno. Não se trata de nada mágico, ou supersticioso, mas de algo fundamental para equilibrar e alinhar mente, corpo e coração.

Gosto muito neste caso da metáfora da afinação. Tenha você tido ou não, a experiência de aprender a tocar um instrumento, todos concordamos como é desagradável ouvir a execução de um instrumento desafinado.

Penso que naqueles dias, em que estamos fazendo aquilo que sempre quisemos fazer, que gostamos de fazer, mas não encontramos mais o mesmo prazer, a mesma motivação, nossa afinação foi perdida.

Para afinar um instrumento precisamos de um parâmetro, normalmente usamos a nota lá. Para nos afinarmos temos que utilizar algum parâmetro. Neste caso eu utilizo minhas crenças fundamentais, meus valores e a partir deles meus objetivos.

Este é sempre um momento de renovação, onde crenças são reafirmadas, sonhos são renovados, ou modificados, e faz-se possível seguir em harmonia e em paz consigo mesmo, encontrando novamente o prazer de simplesmente ser.

Você costuma se permitir tais momentos? O quanto você pensa que isso é importante?

Deixe seu comentário.

Deixo com você a música Serra do Luar de Walter Franco na voz da afinadíssima Leila Pinheiro.

Vamos afinar!

Abraços, PAZ

Flavia Carvalho

Tags: | | | | | |

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *